Escolher uma barraca não é uma tarefa difícil. Basta ter alguns cuidados e atenção a certos detalhes que, com certeza, você fará uma ótima aquisição para curtir com familiares e amigos. Um dos aspectos importantíssimos a serem levados em consideração é a impermeabilidade.
Tem gente que pensa que toda barraca é igual, que só muda o tamanho e a cor. Mas, já vimos que há diversos modelos, estilos, tamanhos, cores, aspectos, estruturas, enfim, há uma barraca específica para cada um que queira viver sob sol e lua.
Ao comprar uma barraca, muitos campistas ignoram informações de impermeabilidade, e só vão perceber o erro depois do primeiro temporal. Barracas muito baratas geralmente tem impermeabilidade baixa (Se é que podem ser chamadas de impermeáveis), por isso, antes de fechar qualquer negócio atente-se para esta característica.
O que é impermeabilidade?
É a característica que alguns materiais possuem de serem resistentes a líquidos. No caso das barracas, é a qualidade de não permitirem a passagem de água da chuva pelos tecidos e acumule em seu interior. Até aqui nada de novo, eu sei, mas alguns conceitos técnicos deixam o artigo mais charmoso (rsrsrs).
Para tornar o assunto mais interessante, vamos às compras. Entraremos numa loja de artigos de camping que possuem 05 barracas à venda. Seguem breves especificações (Sem propagar marcar alguma) :
Percebe-se logo que há duas formas distintas de medição de impermeabilidade: 1- Coluna d’água e 2- Litros/hora/m². Boa parte dos fabricantes nacionais utilizam a primeira metodologia. Para explicar este método, utilizaremos a imagem:
O teste de coluna d’água é simples. É colocado um tudo padrão sobre o tecido de uma barraca, em seguida é acrescido água dentro deste tubo até o tecido começar a pingar (Pois o peso da água exerce pressão sobre o tecido). No exemplo acima, vemos na imagem que o tecido da barraca suportou 2000mm de água até passar os primeiros pingos para o interior. Teoricamente, isso significa que esta barraca poderá suportar chuvas de 2000 litros por metro quadrado. Quanto maior esse número, mais resistente é o tecido.
Voltando às compras, as quatro primeiras barracas mostraram os seguintes números de impermeabilidade: 600mm, 2000mm, 1200mm e 6000mm. Isto ignifica que a Barraca Azteq Nepal é a mais impermeável e a Mormaii Bali a menos impermeável. Para ser considerada impermeável (Padrões internacionais) uma barraca precisa ter pelo menos 1500mm de coluna d’água, embora que no Brasil 1200mm já sejam suficientes para encarar muitas chuvas. Por isso, se você pretende pegar chuvas aconselharia a dispensar a Bali e encarar no mínimo a Mor Spider. Se as condições de tempo forem mais severas o correto seria escolher pelo menos a Indy (2000mm), mas se seu caso é temporal mesmo, então a Azteq seria a melhor (Absurdos 6000mm!). É interessante ponderar que o desgaste natural (Algumas desgastam mais rápido) compromete a impermeabilidade ao longo do tempo.
OBS: De 2000 a 3000 milímetros é considerado um nível excelente para suportar as chuvas mais fortes de nosso Brasil Varonil
No entanto, este teste não traduz condições reais de chuva, ele apenas mede a impermeabilidade do tecido, e não a capacidade de suportar chuva. Uma barraca não é feita apenas de tecido, mas também de costuras (QUE DEVEM SER SELADAS PARA NÃO PASSAR ÁGUA), estrutura (QUE DEVE SER FIRME PARA SUPORTAR A PRESSÃO DO VENTO E CHUVA), piso (QUE TAMBÉM DEVE SER IMPERMEÁVEL), zíperes (QUE DEVEM SER PROTEGIDOS) e design (PARA SUPORTAR INTEMPÉRIES). Pensando nisso, a Quechua formatou um modelo diferente de teste, as barracas são submetidas a uma chuveirada durante 04 horas ininterruptas com volume de água de 200 litros por hora a cada metro quadrado (Equivalente a o dobro de uma tempestade européia), nesse período nenhuma gota poderá cair no seu interior. Para completar, há ainda um segundo teste, onde toda a estrutura da barraca é submetida a ventos de 50 a 90 Km/h (Uma ventania forte). A qualidade da Quechua é realmente impressionante, tenho uma e recomendo. Ficamos praticamente ilhados durante três dias e nenhuma gota caiu, abaixo do piso ficou lama pura, mas nada passou para o interior
Então, vocês já sabem, antes de comprar uma barraca não se esqueçam de olhar a impermeabilidade dela. Um abraço!
0 comentários
Postar um comentário