14.10.15

Valença - Dia das crianças
Roni Araújo 18:59 1 comentários

Sou grato a Deus por proporcionar momentos tão maravilhosos. Poder curtir esposa, filhos, pais, familiares e amigos é sempre muito bom, ainda mais num camping tão lindo como o SESI Valença.

Foi realmente um dos melhores campings que já participei! A comida, as pessoas (Até meus coroas dormiram de barraca), as paisagens, foi tudo perfeito!

Foi uma pena que o parceiro Rudy não pôde ir, devido ao trabalho, mas, esperamos em Deus novas oportunidades.




Posto aqui minha total satisfação ao Cooler BDC240, conservou direitinho frios, leite, danones e refrescos. Segunda vez que utilizamos e estamos plenamente satisfeitos. Sem querer, desligamos a mini geladeira durante um dia inteiro e mesmo assim ela manteve os alimentos conservados.

Testamos também as cadeiras da Manasalu, muito boas mesmo. Todo mundo aprovou!

Veja as fotos abaixo


7.10.15

Cadeiras Manasalu - Não comprem
Roni Araújo 12:18 0 comentários

  


Esta semana fui às compras, como sempre recebi um puxão de orelha da patroa, e comprei duas cadeiras de camping que achei simplesmente fantásticas.

Comprei no site da Terra Zoo. Este site está on-line para venda de artigos para pets, mas há também alguns artigos para esporte e lazer. Foi nesta seção que encontrei estas cadeiras.

Nunca ouvi falar da marca Manasalu (Não é a conhecida Manaslu), procurei em sites de camping, mas ninguém falava a respeito. Mas,  como estava custando cerca de 69,00 resolvi arriscar. A esmagadora maioria custa em torno de 100,00, fora o frete. Até no Mercado Livre estava difícil de encontrar cadeiras com preços aceitáveis. E pra piorar o frete está custando muito caro ultimamente. Às vezes você até consegue encontrar cadeiras de 45,00 (marcas desconhecidas) mas com frete do Sudeste pra Bahia em torno de 50,00, inviabilizando a compra.

Nesse site o frete das duas cadeiras foi de apenas 22,00. Assim o valor final ficou em 180,00.

As cadeiras parecem boas, mas não aguentam nada. Bastou dois campings que começou a rasgar o tecido.... Pulem fora, não comprem!!!!! Não são confortáveis, as costas doem, é Made in China.

Eu havia comprado algumas cadeirinhas anteriormente, e as mencionei num artigo, mas até as verdinhas são melhores.

Mesmo não sendo uma boa compra quero deixar bem claro que o site da Terra Zoo é fantástico... Relatei o problema por e-mail e eles me deram um crédito no valor da compra. Eles são super atenciosos e prestativos. Nota 10 pro site.


O negócio é investir em cadeiras boas

27.9.15

Móvel Quechua
Roni Araújo 08:19 0 comentários

Pesquisei, pesquisei e pesquisei muito, mas me rendi novamente à Quechua, pois creio que em nosso país ainda não há melhor no segmento de armários para camping.

Ele é fantástico, pois é espaçoso e bastante prático. Dá pra colocar num lado alimentos e no outro utensílios diversos. Assim que chegou foi festa pura. As crianças queriam entupir de biscoitos e merendas. Foi uma barulheira. 

Senti falta de uma prateleira mas após trocar uns e-mails com a loja da Decathlon o problema foi resolvido. Agora tem prateleira sobrando!!! Enfim. Quem curte camping familiar vale à pena o investimento

24.9.15

Cooler Eletrotérmico Black e Decker BDC240
Roni Araújo 15:21 0 comentários

Estava de bobeira na Internet, onde,  quase sempre,  fico olhando equipamentos para camping (Minha patroa disse que vou ficar louco). Visitei o site do Mercado Livre, lá encontrei um anúncio de um cooler eletrotérmico Black e Decker de 24 litros por R$ 200,00.  Segundo a vendedora,  só havia usado duas vezes e estava praticamente novo. Pensei por uns minutos e resolvi comprar.

Depois que fiz o pagamento surgiu uma questão em minha mente: Este cooler parece bom e deve atender às minhas expectativas, mas comprei sem conhecer este modelo fisicamente. Isto me deixou preocupado, pois a compra ideal envolve conhecimento do que se está comprando.
Para amenizar esse sentimento, comecei a pesquisar mais sobre o modelo (Trabalho inverso esse viu, pois o correto é pesquisar primeiro e comprar depois). Mas, como nunca tinha visto um cooler com este preço, corri pra comprar,  pois sabia que o anúncio iria encontrar outro comprador.

Depois de algumas pesquisas não encontrei muita coisa, pouco se escreve sobre estes equipamentos e isto dificulta muito a vida dos compradores. Das poucas informações que adquiri, uma me deixou ainda mais apreensivo, este cooler não vem com cabo e fonte bivolt, isto eu já sabia no momento da compra, mas o que não sabia é que ele precisava de uma fonte mais potente (e portanto mais cara) que  as convencionais.

Desta vez, antes de comprar qualquer fonte fui às pesquisas. Havia modelos e preços totalmente diferentes (Algumas custavam mais que o cooler). Alguns vendedores informavam que deveria comprar uma fonte com pelo menos o dobro de potência do cooler, para evitar prejuízos nos picos.
Depois de dois dias resolvi comprar a fonte, que custou R$ 180, 00 e que casou perfeitamente no cooler.



No último camping testei esses equipamentos por 3 dias e fiquei bastante satisfeito. Em meio ao sol escaldante tivemos o prazer de desfrutar de bebidas geladas e alimentos devidamente conservados. 

14.5.15

Lona Debaixo da Barraca
Roni Araújo 07:02 0 comentários

Não tem jeito, se você tem zelo por sua barraca, assim como eu, você terá que investir numa lona para colocar debaixo dela. Mesmo que você tenha um piso ecológico, ele não irá proteger totalmente sua barraca contra o atrito do solo, de pedras pontiagudas, espinhos, etc. Para resolver estes e outros problemas, só uma boa lona mesmo.

Pegamos bastante chuva no último camping. Ao redor e embaixo da barraca ficou lama pura, andávamos pela barraca e parecia que o chão era feito de gelatina de tão úmido que estava. Ficamos sitiados por horas devido às chuvas e enquanto isso ficávamos na sala  assistindo filmes, tocando violão e cantando, jogando papo fora, etc. Se não fosse os 12 metros quadrados de sala da T.6.2 XL Air nem sei o que os 10 campistas presentes iriam fazer (Morrer de tédio cada um em sua barraca). Até mesmo o toldo que levamos não teve muita utilidade, só serviu mesmo de varal para roupas e toalhas. 

Mesmo com muita chuva, o clima foi marcado por ótimas refeições, boas conversas, filmes legais, brincadeiras e muitos risos. Quando se tem boa companhia tudo fica mais divertido. O momento crítico mesmo foi quando tivemos que desmontar e guardar a minha linda Quechua e perceber que o piso estava lotado de lama. Tivemos que lavar a barraca toda, não teve outro jeito, e tivemos sorte de haver sol nesta ocasião. Levamos cerca de 03:30 horas para desarmar, limpar e guardar tudo. E no final, estávamos exaustos e mortos de fome.

Depois desta experiência encharcada decidi que, de agora em diante, colocarei uma lona debaixo da minha barraca. Sei que será mais uma tralha, mas será indispensável em momentos chuvosos. Excluindo o avanço, a Quechua tem 5,1 por 4,2, então uma lona de 5 x 4 ficará perfeita. Esta é uma regra muito importante: Não colocar uma lona maior que a área de sua barraca, senão, quando chover a água ficará empoçada entre a lona e o piso, o que não é nada legal.

Em minhas breves pesquisas mercadológicas encontrei lonas com esta medida na casa dos 45,00, o que é investimento pequeno diante do valor da barraca, então, com certeza, vale o investimento! Já tive outras barracas, mas nunca uma como esta. Nas outras, entrávamos apenas para dormir, nesta, temos momentos sociais intensos, por causa da ampla sala, principalmente à noite. Esta mudança de hábito tem seus prós, mas também seus contras, pois, maior uso implica em maior desgaste. Por isso, acredito piamente que uma lona, bem colocada, irá impactar no aumento de vida útil.

É isso aí! Caso a decisão não tenha sido acertiva, postarei novas informações mais adiante

Forte abraço!

4.5.15

Impermeabilidade em Barracas
Roni Araújo 21:46 0 comentários


Escolher uma barraca não é uma tarefa difícil. Basta ter alguns cuidados e atenção a certos detalhes que, com certeza, você fará uma ótima aquisição para curtir com familiares e amigos. Um dos aspectos importantíssimos a serem levados em consideração é a impermeabilidade. 

 Tem gente que pensa que toda barraca é igual, que só muda o tamanho e a cor. Mas, já vimos que há diversos modelos, estilos, tamanhos, cores, aspectos, estruturas, enfim, há uma barraca específica para cada um que queira viver sob sol e lua. 

 Ao comprar uma barraca, muitos campistas ignoram informações de impermeabilidade, e só vão perceber o erro depois do primeiro temporal. Barracas muito baratas geralmente tem impermeabilidade baixa (Se é que podem ser chamadas de impermeáveis), por isso, antes de fechar qualquer negócio atente-se para esta característica. 

 O que é impermeabilidade?

É a característica que alguns materiais possuem de serem resistentes a líquidos. No caso das barracas, é a qualidade de não permitirem a passagem de água da chuva pelos tecidos e acumule em seu interior. Até aqui nada de novo, eu sei, mas alguns conceitos técnicos deixam o artigo mais charmoso (rsrsrs). Para tornar o assunto mais interessante, vamos às compras. Entraremos numa loja de artigos de camping que possuem 05 barracas à venda. Seguem breves especificações (Sem propagar marcar alguma) :

Percebe-se logo que há duas formas distintas de medição de impermeabilidade: 1- Coluna d’água e 2- Litros/hora/m². Boa parte dos fabricantes nacionais utilizam a primeira metodologia. Para explicar este método, utilizaremos a imagem:


O teste de coluna d’água é simples. É colocado um tudo padrão sobre o tecido de uma barraca, em seguida é acrescido água dentro deste tubo até o tecido começar a pingar (Pois o peso da água exerce pressão sobre o tecido). No exemplo acima, vemos na imagem que o tecido da barraca suportou 2000mm de água até passar os primeiros pingos para o interior. Teoricamente, isso significa que esta barraca poderá suportar chuvas de 2000 litros por metro quadrado. Quanto maior esse número, mais resistente é o tecido.

Voltando às compras, as quatro primeiras barracas mostraram os seguintes números de impermeabilidade: 600mm, 2000mm, 1200mm e 6000mm. Isto ignifica que a Barraca Azteq Nepal é a mais impermeável e a Mormaii Bali a menos impermeável. Para ser considerada impermeável (Padrões internacionais) uma barraca precisa ter pelo menos 1500mm de coluna d’água, embora que no Brasil 1200mm já sejam suficientes para encarar muitas chuvas. Por isso, se você pretende pegar chuvas aconselharia a dispensar a Bali e encarar no mínimo a Mor Spider. Se as condições de tempo forem mais severas o correto seria escolher pelo menos a Indy (2000mm), mas se seu caso é temporal mesmo, então a Azteq seria a melhor (Absurdos 6000mm!). É interessante ponderar que o desgaste natural (Algumas desgastam mais rápido) compromete a impermeabilidade ao longo do tempo.

OBS: De 2000 a 3000 milímetros é considerado um nível excelente para suportar as chuvas mais fortes de nosso Brasil Varonil

No entanto, este teste não traduz condições reais de chuva, ele apenas mede a impermeabilidade do tecido, e não a capacidade de suportar chuva. Uma barraca não é feita apenas de tecido, mas também de costuras (QUE DEVEM SER SELADAS PARA NÃO PASSAR ÁGUA), estrutura (QUE DEVE SER FIRME PARA SUPORTAR A PRESSÃO DO VENTO E CHUVA), piso (QUE TAMBÉM DEVE SER IMPERMEÁVEL), zíperes (QUE DEVEM SER PROTEGIDOS) e design (PARA SUPORTAR INTEMPÉRIES). Pensando nisso, a Quechua formatou um modelo diferente de teste, as barracas são submetidas a uma chuveirada durante 04 horas ininterruptas com volume de água de 200 litros por hora a cada metro quadrado (Equivalente a o dobro de uma tempestade européia), nesse período nenhuma gota poderá cair no seu interior. Para completar, há ainda um segundo teste, onde toda a estrutura da barraca é submetida a ventos de 50 a 90 Km/h (Uma ventania forte). A qualidade da Quechua é realmente impressionante, tenho uma e recomendo. Ficamos praticamente ilhados durante três dias e nenhuma gota caiu, abaixo do piso ficou lama pura, mas nada passou para o interior

Então, vocês já sabem, antes de comprar uma barraca não se esqueçam de olhar a impermeabilidade dela. Um abraço!

Valença 05/2015
Roni Araújo 20:08 0 comentários


Mais um Camping Sob Sol e Lua. Na realidade foi sob chuva e temporal. Nunca vimos um camping com tanta chuva. Se não fosse a Quechua T.6.2 XL Air para nos reunirmos nos longos períodos chuvosos e assistirmos uns filmes, não sei não viu...
Mas, amo acampar, mesmo chovendo, foi muito bom. A barraca aguentou toda a intempérie e foi excelente. Debaixo dela ficou um rio de lama, mas mesmo assim nenhum vazamento.

Sinceramente mesmo, nunca tive uma barraca desta qualidade, então fica a dica, se tiver precisão de chuva leve uma barraca grande, senão todo mundo só vai querer ficar dormindo

Veja como chegar a Valença


Confiram as fotos!

27.4.15

Evitando Insetos
Roni Araújo 08:11 0 comentários


Viver em contato direto com a natureza é uma maravilha. O ar puro, o cantar dos pássaros, a beleza das flores, o verde das folhas e da grama em contraste com o azul do céu, as estrelas, o amanhecer (E a patroa ainda diz que preciso ser mais romântico!), tudo isto nos deixa em maior sintonia com Deus, família e amigos. Com todo este encanto, a natureza deve ser admirada, vivida, curtida, mas, há algumas entrelinhas em toda esta apreciação, os insetos (A menos que você seja entomologista). E é justamente deles que iremos falar neste artigo.

Abrir a barraca e perceber um inseto asqueroso, ficar empolado(a) com picadas de mosquitos, acordar a noite com mordidas de formigas ou correr de uma infestação de marimbondos. Estas e outras experiências quase sempre são frustantes, mas, nem sempre inevitáveis, se tomarmos algumas precauções interessantes podemos diminuir bastante os acidentes com insetos:

- Faça uma vistoria do local
Não chegue e monte sua barraca no primeiro local que encontrar, você pode estar montando num formigueiro. Antes de tudo você deve verificar cuidadosamente a área, verifique se não há colônias de insetos, formigueiros ou trilhas de formigas (Pequenos caminhos por onde as formigas e cupins passam à noite). Evite folhagens ou capim alto, podem esconder muitos perigos como aranhas e cobras.

- Prefira chegar de dia. 
Mesmo que conheça o camping algumas coisas mudam, além do mais, nem sempre você consegue acampar no mesmo local. Mas, se não tiver como evitar, leve una lanterna para fazer a vistoria.

- Leve repelente. 
Matar mosquitos e muriçocas com a mão não é uma atividade prazerosa. Acredite, ao eliminar um você não conseguirá diminuir o interesse dos outros. Enquanto houver oferta, haverá procura (Marketing dos insetos), sendo assim, diminua o interesse dos bichinhos usando repelentes

- Sempre feche a barraca. 
Puxe os zíperes e não dê acesso aos intrusos. Se ela for muito grande e tiver muito movimento, deixe ao menos os quartos fechados. Insetos gostam de se esconder, e os melhores esconderijos são os locais de menos movimento durante o dia (onde você dorme)

- Cuidado com os alimentos
Não deixe restos de comida ou embalagens abertas, pois isto é um convite para formigas, baratas e outros insetos. Proteja os alimentos, deixe-os bem guardados e não esqueça que insetinhos atraem insetos maiores (cadeia alimentar)

- Deixe o perímetro limpo
Não adianta limpar apenas o interior da barraca, toda área ao redor também deve estar devidamente limpa, senão os insetos encherão o estômago com os restos jogados fora e se abrigarão na sua barraca para descansar (Eles não são bestas não)

- Não acampe em beira de mata. 
A menos que esteja se aventurando numa trilha, não acampe muito próximo a matas fechadas. Muitos bichinhos curiosos e famintos virão curiosos saber o que há disponível para eles. Se tiver área gramada, explore-a, pois é mais seguro

- Cuidado com roupas e tênis
Em locais onde há maior incidência de insetos (Principalmente em algumas estações do ano), sempre observe roupas e sapatos antes de usar. Seu chulé pode ser aromático para alguns bichinhos (Vai entender). 

- Um campista informado vale por dois
Se não conhece o novo camping, procure informações sobre melhores locais para acampar e se já houve incidência de peçonhentos. Não custa nada ter estas informações logo no início do camping

- Observe copa das árvores
Todo mundo gosta de acampar sob a sombra de uma árvore. O calor do dia se dissipa e os raios solares não atingem diretamente a barracas. Mas, não é só agente de gosta de fotossíntese. Marimbondos, abelhas e vespas podem está instalados esperando por um desavisado. As ferroadas desses bichinhos alados são uma tormenta (Pense numa dor!)

- Não tome banho em locais desconhecidos
Deixe o desbravamento para os profissionais, por isso, tome cuidado, não só insetos, mas também outros animais maiores podem está só esperando por um lanchinho (você). Kkkkk. Brincadeira à parte, sempre procure se informar antes de se aventurar

- Olho nas crianças
Crianças, principalmente quando muito pequenas, não sabem distinguir o que podem e o que não podem pegar, quando vêem um bichinho querem meter a mão

Divirtam-se Sob Sol e Lua

25.4.15

Montando sua barraca
Roni Araújo 13:15 0 comentários

A montagem de uma barraca é uma tarefa relativamente simples, pois os sistemas estruturais não divergem muito uns dos outros. Há alguns modelos que dão certo trabalho, mas, com um pouco de paciência e prática, com certeza você terá sucesso.

Não vou me prender a detalhes de cada barraca, pois ficaríamos um mês inteiro e não chegaríamos na metade, mas falarei de modo geral o que você deve fazer para armar sua barraca sem frustração. Este artigo não substitui o manual de sua barraca, mas o complementa, visto que nem sempre é claro o suficiente para um marinheiro de primeira viagem.

1- A primeira coisa é perceber qual tipo de barraca você tem: 
Barraca Canadense

Barraca Estrutural ou Bangalô
Barraca Iglu Avançada 
Barraca Iglu Simples

Costumo dividir uma barraca em 5 partes:

1 - Esqueleto, que dá forma e sustentação à barraca

2 - Corpo, que é a parte de tecido ou lonas de Nylon que dão forma à entrada, quartos, etc

3 - Piso, que é o chão da barraca

4- Teto, a cobertura responsável por proteger a barraca

5- Fixadores, que são os espeques e tirantes responsáveis por fixar uma barraca no solo, árvores, ou similar

Tanto na Barraca Canadense quanto na Bangalô você tem que armar primeiro a estrutura de metal, ou seja, o esqueleto da barraca. Para isso siga o manual de sua barraca, pois as peças podem variar de uma barraca para outra. A idéia é montar uma estrutura parecida com o esqueleto de uma casa, ligando uma peça à outra. Dá trabalho, mas, não é difícil

Depois de montar o esqueleto, você deve fixar o corpo da barraca ao esqueleto. Esta fixação é geralmente feita por ganchos de plástico ou metal, ou ainda velcro. Aqui, deve-se tomar atenção para a correta posição das portas e janelas, principalmente em alguns modelos estruturais.

Na grande maioria o piso faz parte do corpo da barraca, mas há alguns modelos estruturais que possui parte do piso destacado, bastando apenas fixá-lo no devido local, veja o manual. Depois é só colocar o sobreteto, que geralmente é a peça maior de uma barraca.

A etapa final é a fixação. Os espeques devem ser colocados nos locais indicados no manual, em ângulo de 45 graus contra a barraca, dificultando assim a sua remoção. Os tirantes modelam a barraca e a deixa mais segura, por isso, observe a posição da costura e estique sem forçar. Para apertar os tirantes utilize suas argolas plásticas, basta puxar em direção ao espeque para apertar e em direção à barraca para folgar.

As barracas iglu e iglu avançada têm esqueleto de varetas de fibra. Essas varetas são ideais para dar o formado arredondado característico dos modelos. Ao armar a barraca você deve inserir/fixar as varetas ao sobreteto ou corpo da barraca (Depende do modelo), e isto pode ser feito de dois modos: Inserindo as varetas em compartimentos específicos ou fixando por ganchos. 

Se as varetas foram inseridas no sobreteto, você terá que colocar os quartos e piso no interior da barraca (veja o manual), se foram inseridas no corpo, você deverá colocar o sobreteto por cima do conjunto e fixar a barraca.

Há outros tipos de barracas (Túnel, Geodésica, etc), mas a forma de armar não diverge muito do que apresentamos aqui. Sempre que comprar uma barraca, leia seu manual e arme em casa antes de levar pro camping. Modelos mais complexos têm vídeos no Youtube com tutoriais de montagem, vale a pena conferir.
Forte abraço a todos!

Qual barraca escolher?
Roni Araújo 12:50 0 comentários

A cada novo camping, novos campistas, essa é uma dinâmica bem interessante e divertida. Eu já fui um marinheiro de primeira viagem que, louco para viver Sob Sol e Lua, me preocupava com cada item que deveria adquirir para a nova jornada.  Sempre que vejo uma pessoa nessa situação, me recordo dos meus momentos de recruta. E uma coisa é certa, de todos os equipamentos, o mais crítico é a barraca, por isso, uma das perguntas mais frequentes é: Qual barraca é ideal para mim?
Esta pergunta não tem uma resposta direta, que envolva tamanho, marca, peso, cor e modelo específico. Ela depende de diversos fatores como estilo de camping, gosto pessoal, quantidade de pessoas, região e clima, enfim, varia muito a depender da pessoa e da ocasião.
Se você pratica algum esporte aventureiro como montanhismo, escalada, trilhas, hiking, etc, sua barraca deve ser a mais leve e funcional possível, pois o acampamento é uma parte da aventura. Mas, se assim como eu, você pratica camping familiar ou glamping, a escolha de sua barraca pode ser cheia de detalhes.
Para ajudar nessa tarefa, irei levantar alguns questionamentos importantes e suas respectivas respostas. Vamos lá:
- Quantas pessoas dormirão na barraca?
Não compre uma barraca para 2 pessoas se dormirão 3. Você irá se arrepender quando perceber que os 60 cm a mais eram mais significativos que imagina, e que essa diferença te daria mais conforto e ventilação. Dormir num ambiente apertado e abafado não é uma experiência prazerosa. Uma boa noite de sono é essencial, por isso, compre no tamanho certo (Ainda recomendo comprar um número maior).

- Preciso de espaço apenas para dormir?
Se você e família levam uma quantidade considerável de bagagem (Hein patroa!) é interessante investir numa barraca com avanço, para guardar os pertences. Isso evitará que você deixe parte da bagagem no carro e tenha que ir buscar toda hora (Se o estacionamento for distante, é pior ainda). Caso não goste de barracas com avanço, neste caso sugiro comprar uma barraca com numeração maior (Se forem dormir 2 pessoas, compre uma barraca para 3 ou 4 pessoas, por exemplo)



- Qual modelo/estilo?
Quanto ao modelo/estilo, é uma questão muito subjetiva, pois, na maioria das vezes trata-se de gosto pessoal, não de necessidade. Se você for acampar em montanha, onde venta muito, é lógico que você deverá escolher um modelo próprio para este fim, mas em camping familiar este assunto é mais estético ou particular. Recomendo que busque um modelo que atenda suas necessidades/expectativas. Escolha com calma pra não ficar gastando dinheiro com uma barraca nova a cada camping (Se você tiver muito dinheiro pode desconsiderar esta ultima parte, rsrsrs)
Minha experiência: Comprei uma barraca pela internet, mas achei baixa demais, então adquiri uma mais alta. Depois  de alguns anos mudei para uma maior, por causa de meus dois filhos, para ter mais espaço e colocar mais bagagem.
Qual cor?
Cor não é uma questão puramente estética. Barracas muito escuras precisam de melhor iluminação e tendem a esquentar com maior facilidade. Sendo assim, dependendo de sua região, escolha barracas mais clara (Como temos sol boa parte do ano, sempre utilizo barracas claras)
Vale a pena comprar pela Net?
Já me decepcionei comprando itens na internet, agente pensa que é uma coisa, quando chega é outra. Sua barraca é sua casinha na natureza, é seu refúgio Sob Sol e Lua, sendo assim, você deve escolher com cuidado, por isso, recomento a compra via internet caso já tenha visto pessoalmente.
E quanto à impermeabilidade?
Pra pegar chuva de verdade uma barraca deve ter pelo menos 1200mm de coluna dágua. Dê uma olhada no manual antes de comprar, pois tem algumas barracas que não suportam nem um chuvisquinho que já molha em seu interior.
Tipos de Barracas
Há uma infinidade de tipos, modelos e estilos. Podem ser Canadense, Iglu, Túnel, Bangalô ou Estrutural, Iglu avançada, Técnica, Auto-montáveis ou Popup, Automotivas, Tipo rede, geodésica, e por aí vai. Os modelos túnel e iglu são os mais difundidos em nosso país e são perfeitos para a maior parte das regiões.



Espero ter ajudado. Sempre que possível, estarei pronto a auxiliar

Valeu!

24.4.15

Preservação e Higiene
Roni Araújo 10:25 0 comentários



O assunto é sério, sério mesmo, não deixe os bons modos em casa (Acredito muito que você tem, é claro), leve- os para o camping. Temos tempo pra tudo (Bíblia, Ec. 3.1-8), então, agora é momento de falarmos de preservação e higiene no camping

Sabemos que há pessoas sem bons modos, isso é fato, conviver com elas é um tremendo desafio. Tem gente que joga lixo em qualquer lugar, que faz suas necessidades fisiológicas em qualquer cantinho, que quando entram num banheiro coletivo deixam a maior porcaria, e por aí vai. Não sei o que bate na cabeça destas pessoas, pois, preservar o que é coletivo é um ato de inteligência. Já fui a campings em que a própria comunidade reclamava dos lixos gerados e deixados e em qualquer lugar. Isso é um absurdo, um campista deve ser exemplo quando se trata de conservação, limpeza e preservação.

Vamos para o camping para manter contato com a natureza e quando chegamos lá temos que ver o mesmo lixo urbano de sempre, os mesmos vícios, cheiros e visuais? Não, não mesmo! Por isso, escrevo este breve artigo, para trazer à luz algumas questões importantes sobre esta temática (Falei bonito agora)

Sabe por que vale a pena manter higiene e limpeza? Segue alguns porquês interessantes

- Preserva a Natureza (Seus aromas, aspectos, sabores, texturas e tudo mais)

- Inibe a proliferação de insetos como ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas, etc.

- Com isso, diminui a incidência de doenças

- Diminui risco de acidentes (Sem cortes em vidros ou escorregões em cascas de bananas)

- É mais econômico (O governo - ou melhor, você - gastará bem mais com recuperação)

Sejamos sábios, vamos preservar o que Deus nos deu, a Natureza é um presente e as pessoas são dádivas. Precisamos ser mais conscientes e ativos neste quesito. Sendo assim:

- Jogue lixo no lixo 

- Ensine as crianças (A minha menina é que me ensina)

- Ao utilizar banheiros, deixe tudo em ordem e mantenha a limpeza. Dar descarga, não sujar o chão e/ou vaso sanitário e usar conscientemente papel são atitudes nobres

- Sempre leve e mantenha seus itens de higiene pessoal

- Evite desperdícios de alimentos, água e energia

- Prefira relatar problemas aos proprietários do que a desconhecidos

É isso aí. Preservem a Vida Sob Sol e Lua!

23.4.15

Espeques, Tirantes e Tensionadores
Roni Araújo 19:37 0 comentários

Tirantes e Espeques são responsáveis pela fixação das barracas. Fixam a barraca ao solo, deixando-a mais segura e resistente a ventos e chuvas. Tem muita gente que possui barraca há muito tempo, mas não sabe como utilizá-los certamente, por isso, trataremos desse assunto de forma direta e ilustrada. Ótima leitura!
Espeques são peças de metal, nylon ou plástico que devem ser inseridas no solo para fixação. Eles são utilizamos em pontos preestabelecidos de sua barraca, como laterais, base da porta, base das varetas e nos tirantes (Consulte o manual de sua barraca para mais detalhes).
Há diversos modelos e formatos, e são feitos com vários materiais e recursos integrados interessantes. Observem:
1- Espeques de Metal- Convencionais, para areia,  com cabeça, etc
2-Espeques de Plástico comuns

3-Espeques com elástico – Reduz  impacto e mantém  tensão.

4- Espeques Luminosos – Com lâmpada indicadora

5-Espeques Luminescentes - Visíveis à noite


Os modelos da primeira imagem são os mais encontrados em nosso mercado. No Exterior sempre encontramos novidades, pois há muitas empresas do segmento que se preocupam em lançar novos produtos, mas nem todos estes lançamentos chegam aqui, só importando mesmo. Os três últimos apresentados são muitos interessantes, o modelo com elásticos, quando usados em tirantes, auxilia a manter a tensão das cordas, além de diminuir o impacto, caso alguém esbarre neles. Os dois últimos têm o intuito de aumentar a visibilidade, um possui lâmpada e pilhas (Figura 4) e o outro um tratamento luminescente, ou neon, que não utiliza energia externa (Figura 5).
Quanto aos formatos e tamanhos diferentes, isto deve-se aos inúmeros fabricantes e à necessidade de adaptação aos diversos tipos de terremos (Areia, barro, terra, pedregulhos, etc). Para areia são recomendados os modelos maiores e achatados, para terrenos de barros os modelos mais finos, e assim por diante.
Agora vamos conhecer um pouquinho sobre os tirantes. Os tirantes são cordas finas utilizadas para amarrar a barraca, deixando-a mais resistente.  Algumas barracas exigem o uso de tirantes (Senão não fica em pé), mesmo que não esteja ventando, em outras, eles podem ser removidos, se as condições do tempo estiverem favoráveis, é claro!

Nas pontas dos tirantes ficam os tensionadores, que servem para aumentar/diminuir a tensão da corda de forma gradativa e segura, sem danificar a estrutura da barraca. E é justamente sobre eles que está a maior parte do desconhecimento (Muita gente não sabe para que serve e usa de forma incorreta).
Conforme podemos ver na imagem, há diversos tipos de tensionadores, alguns mais eficientes que outros, mas todos tem o mesmo objetivo: Manter a corda esticada.


Agora para entender de uma vez por todas como funciona a relação Barraca – Espeque – Tirante- Tensionador, montei o esqueminha abaixo
Esquema

Note que no esquema há dois espeques azuis, um para fixar a barraca diretamente no chão e o outro no tirante. O primeiro deve ser fixado no solo num ângulo de cerca de 45 graus com o solo (Inclinação oposta à barraca) e o segundo com um ângulo de 90º com o tirante. Não recomendo colocar o espeque do tirante muito distante da barraca, cerca de 1 metro está suficiente.
Apesar dos diversos modelos de tensionadores, todos tem tecnologia similar. Basta prender a volta na barraca (Ou no espeque) e empurrar o tensionado para cima e para baixo para folgar ou apertar.
Como sei que algumas pessoas ainda vão ter dúvida, vou colocar outra explicação, baseada na imagem abaixo

Observe que diferente do esquema que postei, a volta do tirante está sobre o espeque (Outra posição do tensionador, mas com mesma dinâmica). Para aumentar a tensão basta puxar o tensionador em direção a barraca (À esquerda) e para diminuir tensão (ou seja, folgar) basta puxar em direção ao espeque vermelho. Pronto, agora estamos feras no assunto!
Para melhorar a visibilidade do conjunto à noite, algum expert desenvolveu tirantes luminescentes, deixando as cordas com efeito neon (Muito massa!). Mas vou logo dizendo que é muito difícil encontrar em nosso mercado (Nem sei se tem) e se te interessar basta procurar no ebay por “fluorescent tent rope” ou “fluorescent tent cord”.


Um abraço!

21.4.15

Barracas Automontáveis
Roni Araújo 20:50 1 comentários



O mundo da tecnologia é realmente impressionante, a cada dia uma novidade interessante. A tecnologia está presente em tudo, inclusive no campismo. A cada lançamento vemos mais segurança, menos peso, mais conforto, maior durabilidade, maior confiabilidade, enfim, produtos cada vez mais adaptados às necessidades.

Quando vi uma barraca automontável pela primeira vez fiquei impressionado, e intrigado ao perceber como modificações terminantemente simples proporcionam um design singular e uma praticidade incrível, dá para montar em alguns segundos mesmo. São barracas excepcionais mesmo e já ocupam boa parcela de comercialização.

É viável trocar logo minha barraca  por uma automontável? E a resposta é talvez. Elas não são muito grandes, então, se sua barraca não for de pequeno porte (2-3 pessoas) há uma grande possibilidade de ficar satisfeito, mas, se assim como eu, você tem uma barraca no porte da Quechua T.6.2 XL Air, acredito que não vai dar muito certo a troca, pois você não vai encontrar uma neste porte. Mas, antes de qualquer decisão, leia mais um pouco.

A agilidade de montagem está justamente condicionada ao tamanho da barraca, por isso, são de pequeno porte e com cerca de 1,4 metros de altura, ou seja, é uma barraca feita entrar e dormir. Aventureiros de plantão que praticam montanhismo, hiking, pedaladas, etc, gostam deste tipo de equipamento pois são muito praticas para montar e desmontar. Então, se assim como eles, você gosta de poucos equipamentos e muita aventura, uma automontável poderá te satisfazer.

O que faz a barraca automontável ser extremamente ágil é sua estrutura com varetas extremamente flexíveis, que permitem que um disco de 78 cm (que dá para levar nas costas) se transforme numa barraca de 2,10m x 1,8m  x1,2m de altura. E pesa apenas cerca de 3kg.



A grande maioria não tem sobreteto e são feitas com parede única, por isso, não são indicadas para chuva  e ventos intensos. Mas, caso não dê para fugir da trovoada recomendo utilizar bastantes espeques e tirantes e prendê-la muito bem (Muitas barracas molham por não estar bem montadas ou fixadas corretamente ao chão).

Se para montar você leva alguns segundos, para desmontar dura um pouco mais, e se você não ler o manual talvez nem faça corretamente. Para montar não é preciso jogar para cima como mostram as propagandas, basta soltar que ela faz o papel, mas para desarmar você precisará retorná-la à posição inicial. Mas, não é nenhum bicho de sete cabeças, só praticar um pouquinho que você ficará fera.

Espero que tenham gostado, caso queiram mais informações sobre montagem e desmontagem vejam o vídeo abaixo, é muito interessante


19.4.15

Equipamentos Auxiliares
Roni Araújo 22:50 0 comentários

Quando agente acampa pela primeira vez, acreditamos que apenas uma barraquinha e um colchonete serão suficientes para garantir um bom camping. A menos que você seja adepto de camping selvagem, com o tempo você passará a perceber que há uma infinidade de equipamentos que garantem maior conforto, segurança e diversão na hora viver na natureza.

O intuito deste artigo é trazer à luz alguns destes itens, que podem salvar uma vida em momentos de aperto.

São eles:

Canivete, se for suíço melhor ainda, já que alguns possuem cerca de 20 funções como alicate, chave de fenda, serra, faça, bússola, tesoura, chave estrela, lixa, abridor de latas, saca rolhas, etc.

Fita isolante é um item muito útil quando mechemos com equipamentos elétricos e queremos fazer algum isolamento. Quando o ponto de energia está muito longe da barraca e precisamos unir 2 extensões, eu sempre isolo está união, prevenindo acidentes caso comece a chover


Outro item muito importante é a lanterna. Ela é muito útil quando pretendemos observar o perímetro do acampamento ou quando queremos mais luz num determinado ponto para visualizar um inseto, um objeto ou um item qualquer. Leve sempre uma boa lanterna, de preferência recarregável pra não ficar trocando de bateria.

Espeques. Se tiver espeques sobressalentes, ou se souber confeccionar seus próprios (Tenho muitos made in meu coroa), leve-os, serão muito úteis na hora de prender um toldo ou lona, ou pra emprestar a algum esquecido

Tirantes, assim como espeques podem ajudar muito na hora de H, por isso, mesmo que acredite que não vai utilizar não deixe de levar. E ainda servem como varal.



Benjamin, ou "T", como é conhecido na região é muito útil em algumas ocasiões. Eu evito utilizar pois nunca enxerguei muita segurança nele, mas há momentos que quebram o maior galho, então acrescentem na lista sempre que precisar transformar um ponto de energia em três.

Se seu canivete for um suíço de 20 funções então talvez você nem precise, mas se não for, acrescente à lista uma chave de fenda, uma estrela e um alicate, eles são muitos utilizados em diversas ocasiões, quando menos esperar você precisará, acredite nisso. 

Um facaozinho ajuda bastante também, já tive em acampamentos que tivemos que improvisar uma mesa para cozinhar e foi o facão que ajudou na tarefa. Não dá pra fazer tudo com uma faca, por isso, se puder, coloque mais este item na lista. Ha alguns tipos de facas táticas de maior porte que desempenham bem esta função

Há quem diga que um pequeno martelo é muito útil também, e por incrível que pareça já precisei de um, mas como essa necessidade é mais esporádica, fica a dica para sua avaliação.

É isso aí, um campista prevenido vale por dois. Procure por itens menores e leves e que sirvam para que se propõe. 




Acampando sob Chuva
Roni Araújo 18:09 0 comentários


Nem sempre dá pra acampar sob o brilho do sol, por vezes somos desafiados a acampar em dias chuvosos. Já tive a experiência de fechar o contrato com o camping num dia ensolarado, mas na hora de sair, caiu aquele pé d'agua! Mas camping é camping, sob sol e lua, sob sol e chuva.

Não dá para simplesmente desistir de acampar só porque está chovendo, o negócio é encarar mesmo o desafio, e para isso, precisamos está preparados, então seguem algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa:

- Antes de fechar com o camping olhe a previsão do tempo. Nem sempre os cientistas acertam, eu sei, mas é uma informação a ser considerada, pois, acampar sob chuva pode ser um desafio interessante, mas sob muita chuva (temporal) pode ser inviável mesmo, principalmente se você não tiver a estrutura ideal.


- Antes da viagem, olhe a previsão novamente e se prepare para o pior cenário, é bom ser otimista, mas estar preparado é melhor ainda. Mesmo que o sol esteja brilhando, se houver previsão de chuva leve os itens que tiver disponível como guarda chuvas, toldos, tendas, lonas, etc. 

- Na hora de sair de casa cai aquele aguaceiro, quem nunca passou por esta experiência? Loucos para acampar, saímos sexta-feira à noite em direção ao camping em Stella Maris, na capital Salvador, o dia inteiro foi ensolarado, mas, deu 18hs e o tempo começou a fechar e no caminho caiu muita chuva, muita chuva mesmo. Chegamos no camping e esperamos por um tempo a chuva parar (acampar sob chuva ė uma coisa, mas armar barraca sob chuva é outra). Mas, depois de 40 minutos e nenhum sinal de cessar, tivemos uma idéia: Utilizarmos a parte coberta de um bar para armar as barracas e as levarmos armadas para o local definitivo. Nos molhamos um pouco, mas nossas coisas ficaram protegidas, pois as levamos para barraca de guarda chuva. Nem sempre encontraremos uma área coberta para nos livrar da chuva, mas podemos fazer o mesmo com um toldo ou uma lona. Armando estes primeiro, teremos uma área protegida para armar as barracas e colocar as tralhas.

- Preste muita atenção no local onde vai armar sua barraca, caia fora de locais perto de rios e lagos, pois uma enchente pode acontecer em minutos. Não escolha locais encharcados ou muito íngremes, pois, com muita chuva poderão alargar ou promover uma enxurrada. Escolha locais levemente inclinados ou planos que não tenha poças ou buracos. Mas, se não tiver muitas opções no camping e não encontrar um local perfeito, então faça uma pequena vala ao redor da barraca a cerca de um metro de distância, ela poderá evitar um alagamento se tiver muita chuva.

- Tenha um piso ecológico, em dias de chuva ele protege sua barraca de diversas formas, observe este artigo e faça o seu, tenho certeza de que você vai falar para todos terem um também.

- Se sua barraca não tiver boa impermeabilidade, leve sempre uma boa lona. Goteiras na hora do sono é muito chato, então se proteja antes de ter uma inundação dentro de sua barraca.

- Observe se a barraca está devidamente montada. O sobreteto não pode ficar encostado nas paredes internas da barraca, se isto acontecer a barraca irá suar e você terá uma barraca toda molhada em seu interior. 


- Quando há muita chuva e vento o ideal é montar a barraca para resistir a ventos fortes. Este tipo de montagem pode ser um pouco diferente dependndo do modelo, mas geralmente é feita dispondo a parte mais inclinada da barraca resistindo ao vento, ou seja, as laterais e não as portas. Uma barraca mal montada sob vento forte pode virar um pára-quedas e voar.

- Se persistir as chuvas procure formas alternativas de se divertir, conte histórias, cantem musicas, assistam filmes, procure por brincadeiras que não precisem de muito espaço, num camping dá pra se divertir de diversas formas. Enquanto o sol não aparece use a criatividade e o bom humor.

- Em dias chuvosos é essencial ter ao menos um toldo pequeno, pois as refeições e os encontros sociais ficam garantidos mesmo se houver chuva. Se não tiver um, arrume emprestado ou improvise com uma lona, garanto que fará uma enorme diferença.

Divirtam-se muito!