Na hora da diversão, com toda a certeza, a criatividade é a melhor aliada.
Mas, para facilitar, segue uma lista com algumas brincadeira e dinâmicas bem legais:
1- Show do Milhão e/ou Cristão
Quando há disponibilidade de elétrica, fica fácil levar um laptop, iPad, Smartphone, etc... Esses aparelhos possuem diversos recursos interessantes na hora da diversão. Um deles é o acesso a aplicativos de perguntas e respostas, esses apps são garantia certa de descontração. Gostamos muito de jogar o Show do Milhão e o Show do Cristão (Perguntas e respostas bíblicas). Vale a pena conferir
2- Frisbee
Frisbees são objetos em forma de disco,com cerca de 20 a 25 cm, e seu formato permite o voo quando são lançados em rotação.
Frisbees são jogados como parte de diferentes jogos, nos quais diversas pessoas ou pessoas e cães podem participar. Estes jogos em geral consistem de lançar o disco e pegá-lo ainda nos ares. É muito bom, já joguei até com tampa!
3- Frescobol
O frescobol é um esporte diferente, pois, não há adversários, e sim parceiros. Não há vencidos e sim vencedores. Não se joga a bola para o outro não alcançar – muito pelo contrário, tenta-se fazer o máximo para que o parceiro consiga rebater a bola. O objetivo do esporte é manter a bola no ar pelo maior tempo possível.
Trata-se de um jogo em que os jogadores, com raquetes de madeira, rebatem uma bola de borracha, ou peteca, um para o outro sem deixar cair.
4- Guerra de água
Garantia de alegria, principalmente com as crianças. Já nos divertimos muito brincado de guerra de água. Pode-se usar pistolas de água e bexigas de água para acertar um no outro.
5- Caça ao tesouro
Dentro de uma área pré-definida espalhe as pistas anotadas em um papel, sendo que cada pista traga uma informação que leve a outra pista, sendo que a última levará ao tesouro. Os jogadores recebem uma pista inicial para começar a caçada. Adapte a dificuldade das pistas de acordo com a idade dos participantes,.
A graça do jogo está justamente nas pistas que podem trazer charadas, enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases incompletas. Lembrando que a solução sempre levará à outra pista.
6- Mímica
Um jogo muito divertido e interativo. Primeiro, deve-se dividir o grupo em duas equipes e separar um guia para cada equipe. Estes guias deverão discutir entre si qual a palavra-chave de cada equipe. O ideal é que escolham palavras difíceis de serem adivinhadas por mímica. Em seguida, eles fazem a mímica e cada equipe tem 2 chances de acertar
7- Que filme é esse?
Através de mímicas, um participante tentará encenar uma parte de um filme. A platéia deverá acertar que filme é esse. Muito fácil...Agora só depende da criatividade
8- Qual item foi roubado?
Esse jogo é muito divertido. Num local deve-se colocar certa quantidade de objetos. Em seguida uma pessoa deverá analisar estes objetos por um minuto e em seguida retirar-se para um local reservado. Depois, outro participante retira um objeto e muda a posição dos outros. A primeira pessoa deveráa voltar e adivinhar qual item foi roubado
9- Karaokê
Se tiver acesso a um computador, um jogo de karaokê pode ser muito divertido. Basta ter um computador, um microfone e um par de caixinhas de som para curtir a voz do colega!!!
10- Uma mentira e duas verdades
Esse jogo é legal! Em círculo, um dos participantes vai ao centro. Lá, ele deve contar uma história que tenha 3 fatos intrigantes, sendo uma mentira e duas verdades (pode ser uma historia real, uma passagem de um filme, um caso de um noticiário, um trecho de um livro, etc). Depois de contar, a pessoa do lado deve dizer quais foram as verdades e a mentira
11- Bingo
Promover um bingo num camping pode ser legal, pois além de divertido pode ser jogado por diversas pessoas. Fica melhor, se houver prêmio (Chocolate) para quem fizer bingo
12- Descubra quem é
De costas para o grupo, um dos participantes deverá adivinhar o nome de um personagem.
O nome do personagem ficará pregado nas costas dele, e ele deve fazer três perguntas ao grupo utilizando uma única palavra por vez... E o grupo só poderá responder sim ou não.
13- Piadas
Se tiver um bom contador de piadas, explore-o bastante. É raro encontrar um bom contador de piadas, se encontrar, as risadas estarão garantidas!!!
14- Histórias de Terror, Ficção, etc
Assim como contador de piadas, um bom contador de histórias pode garantir a descontração da galera, principalmente se tiverem crianças no meio, elas ficam fascinadas e colocam a imaginação para funcionar.
15- Flutua ou afunda
Esta brincadeira é bastante conhecida. Basta pegar um balde com água e vários objetos, e os participantes deverão adivinhar se estes flutuam ou afundam na água.
16- Complete a pista
Separa-se o grupo em duas equipes (A e B), e deles retira- se dois guia (Guia A e B). O guia A dá as pistas para o grupo A adivinhar e o guia B para o grupo B.
1º O Guia A escolhe uma palavra (xarada) e conta secretamente ao guia B.
2º o Guia B da uma pista para o grupo B, que tem uma única chance de adivinhar. Esta pista só pode ser uma palavra (não composta).
3º Se a equipe B acertar, marca ponto, se não acertar, o guia A dá outra pista complementar, e a equipe A tem a chance de acertar. Se não acertar passa pra equipe B e assim sucessivamente até acertarem.
17- Esconde-esconde
Uma brincadeira bastante antiga, mas que ainda tem muitos apreciadores.
O grupo se esconde enquanto um componente conta de 01 a 100. Depois de contar, ele coloca uma lata no chão (num local fixo e demarcado) e sai à procura dos escondidos. Além de procurar, ele deve ter cuidado para que os escondidos não chutem a lata do chão (Garantindo a liberdade a todos , e começando nova rodada com o mesmo procurador). Após todos serem encontrados e ninguém ter chutado a lata, o primeiro que foi encontrado o próximo a procurar.
18- Papai ajuda
O grupo sai correndo em diversas direções enquanto que um componente (perseguidor) corre atrás deles para pegá-lo. Quando o perseguidor toca em uma pessoa, esta passa a ser perseguidora também e passa a ajuda-lo a pegar a outras, multiplicando o número de perseguidores. O jogo acaba quando todos são pegos. O próximo perseguidor será o último a ser pego
19- Boca de forno
A brincadeira consiste no seguinte:
1.O chefe dá as ordens a todos, e esta ordem consiste em achar um determinado objeto ,caso a criança não traga o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser dançar uma musica, imitar um bicho engraçado ou outra que a deixe envergonhada.
2.A brincadeira acontece com as seguintes ordens ditas pelo Senhor:
Mestre : . - Boca de Forno .
crianças: . - Forno
Mestre : .. - Faz o que eu mando?
crianças: - Faço
Mestre: - Se não fizer?
crianças: - Toma bolo
Então o Mestre manda que as crianças peguem um objeto, pode ser uma folha de determinada árvore, entre outras coisas.
20- Competição de Gude
Se tiver crianças, jogos de bolinhas de gude podem ser uma ótima opção. Uma ótima variação desta brincadeira é fazer um triangulo no chão e colocar cerca de 10 bolinhas dentro dela. Em seguida, de uma distancia pré-estabelecida cada participante joga sua bolinha para tirar as outras bolinhas do triângulo. Caso o mesmo retire uma bolinha, ele pode jogar outra vez, caso não acerte, passa a oportunidade para outro. Vence quem tirar mais bolinhas.
21 Amarelinha
Brincadeira geralmente de meninas, a Amarelinha é uma brincadeira que estimula a criança ter as noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja, nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.
22-Pula-corda
No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica
23-Pula sela
Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores agachados, ou seja, "selando" as costas do amigo.
23- Cabo de guerra
Duas equipes, uma cada extremidade de uma corda, utilizam sua força para puxar a equipe adversária além de uma demarcação feita no chão bem no meio da corda.
24- Jogos de cartas e tabuleiros
Jogos de cartas e tabuleiros, como dama, dominó e xadrez também são muito bem vindos para os momentos de lazer no camping.
25- Baleado
Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.
Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo.
26- Detetive
Recorte pedaços de papel em tamanhos iguais de acordo com o número de jogadores. Em um deles escreva a palavra ‘detetive’ e em outro, ‘assassino’. Os jogadores sentam em círculo, de modo que todos consigam ver uns aos outros, e distribuem os papéis dobrados entre si. Os participantes que tirarem os papéis em branco serão as vítimas.
Discretamente, o assassino deve observar as vítimas e piscar para cada uma delas. O alvo da piscadela deve esperar alguns segundos e dizer: ‘Morri’. Quem for o detetive deve ficar atento para tentar descobrir quem é o assassino, evitando que muitas vítimas “morram”. Assim que acreditar que sabe quem é, ele deve dizer o nome da pessoa. Se errar, está fora do jogo.O assassino, por sua vez, deve tomar cuidado para não piscar para o detetive ou acabará preso. Quando o assassino for desvendado ou o detetive eliminado, os papéis são redistribuídos e o jogo recomeça.
Dica: crie novos personagens, especificados nos papéis. Uma sugestão é o casal de namorados: quando um morrer, o outro automaticamente morre junto
27- Salada de Frutas
Cada participante deve pegar uma folha de papel e desenhar uma tabela com 12 colunas e 11 linhas. Na primeira linha deve-se colocar 11 temas diversos e um total no final, exemplo:
Depois, conta-se de um até três e os participantes, mostram rapidamente 0 ou 5 dedos (sendo zero a mão fechada). Depois conta-se o numero de dedos que estão à amostra seguindo o alfabeto. Ex: 10 dedos = J (décima letra).
Assim que for definida qual a letra, cada participante deverá preencher a primeira linha conforme a letra escolhida, ex: Ator(a): Johnny Depp, Animal (Javali), e assim sucessivamente até completar a linha. Se não completar deixa em branco.
Somatório: 10 pontos, por cada resposta certa e não repetida. Se alguém colocou a mesma resposta, ganha 5 cada um. Quem não colocou nada, fica com 0. Desta forma, cada um pode ter de 0 a 110 pontos.
Ao final da rodada, sorte-se outra letra e inicia-se tudo. Ganha quem ao final das rodadas, fez mais pontos.
28- Corrida de tampinhas
Para brincar, são necessárias, no mínimo, duas crianças. Um caminho é desenhado no chão e cada criança fica com uma tampinha. Um de cada vez, os participantes vão dando leves toques na tampinha com a ponta do indicador, para fazê-la andar sem sair do caminho ou tocar na linha.
Quem errar passa a vez a outro. Quando alguém erra, volta a jogar de onde parou na rodada seguinte. O primeiro que terminar o caminho vence.
29- Pega Bandeira
Os participantes são divididos em dois times. Divida o espaço em dois campos de tamanhos iguais - quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira - que pode ser um pedaço de pano ou lençol - no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo.
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Dicas: experimente espalhar várias bandeiras nos campos adversários, ou faça a brincadeira em um espaço bem grande sem delimitar os territórios.
30- Passa anel
Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel.
0 comentários
Postar um comentário