A montagem de uma barraca é uma tarefa relativamente simples, pois os sistemas estruturais não divergem muito uns dos outros. Há alguns modelos que dão certo trabalho, mas, com um pouco de paciência e prática, com certeza você terá sucesso.
Não vou me prender a detalhes de cada barraca, pois ficaríamos um mês inteiro e não chegaríamos na metade, mas falarei de modo geral o que você deve fazer para armar sua barraca sem frustração. Este artigo não substitui o manual de sua barraca, mas o complementa, visto que nem sempre é claro o suficiente para um marinheiro de primeira viagem.
1- A primeira coisa é perceber qual tipo de barraca você tem:
Barraca Canadense |
Barraca Estrutural ou Bangalô |
Barraca Iglu Avançada |
Barraca Iglu Simples |
Costumo dividir uma barraca em 5 partes:
1 - Esqueleto, que dá forma e sustentação à barraca
2 - Corpo, que é a parte de tecido ou lonas de Nylon que dão forma à entrada, quartos, etc
3 - Piso, que é o chão da barraca
4- Teto, a cobertura responsável por proteger a barraca
5- Fixadores, que são os espeques e tirantes responsáveis por fixar uma barraca no solo, árvores, ou similar
Tanto na Barraca Canadense quanto na Bangalô você tem que armar primeiro a estrutura de metal, ou seja, o esqueleto da barraca. Para isso siga o manual de sua barraca, pois as peças podem variar de uma barraca para outra. A idéia é montar uma estrutura parecida com o esqueleto de uma casa, ligando uma peça à outra. Dá trabalho, mas, não é difícil
Depois de montar o esqueleto, você deve fixar o corpo da barraca ao esqueleto. Esta fixação é geralmente feita por ganchos de plástico ou metal, ou ainda velcro. Aqui, deve-se tomar atenção para a correta posição das portas e janelas, principalmente em alguns modelos estruturais.
Na grande maioria o piso faz parte do corpo da barraca, mas há alguns modelos estruturais que possui parte do piso destacado, bastando apenas fixá-lo no devido local, veja o manual. Depois é só colocar o sobreteto, que geralmente é a peça maior de uma barraca.
A etapa final é a fixação. Os espeques devem ser colocados nos locais indicados no manual, em ângulo de 45 graus contra a barraca, dificultando assim a sua remoção. Os tirantes modelam a barraca e a deixa mais segura, por isso, observe a posição da costura e estique sem forçar. Para apertar os tirantes utilize suas argolas plásticas, basta puxar em direção ao espeque para apertar e em direção à barraca para folgar.
As barracas iglu e iglu avançada têm esqueleto de varetas de fibra. Essas varetas são ideais para dar o formado arredondado característico dos modelos. Ao armar a barraca você deve inserir/fixar as varetas ao sobreteto ou corpo da barraca (Depende do modelo), e isto pode ser feito de dois modos: Inserindo as varetas em compartimentos específicos ou fixando por ganchos.
Se as varetas foram inseridas no sobreteto, você terá que colocar os quartos e piso no interior da barraca (veja o manual), se foram inseridas no corpo, você deverá colocar o sobreteto por cima do conjunto e fixar a barraca.
Há outros tipos de barracas (Túnel, Geodésica, etc), mas a forma de armar não diverge muito do que apresentamos aqui. Sempre que comprar uma barraca, leia seu manual e arme em casa antes de levar pro camping. Modelos mais complexos têm vídeos no Youtube com tutoriais de montagem, vale a pena conferir.
Forte abraço a todos!
0 comentários
Postar um comentário