31.3.15

Segurança no Camping
Roni Araújo 15:03 0 comentários


Quando estamos num ambiente descontraído e saudável, por vezes nos descuidamos da segurança. Quando entramos em contato com a administração do camping e fechamos o contrato para passar uns dias em seu estabelecimento, depositamos nossa confiança nesta pessoa e na estrutura cedida. 

Mas, isto não é o suficiente. Mesmo que o camping seja de ótima qualidade e altamente responsável, outros campistas podem ter alterado as condições, tornando-as inseguras.

Por isso, antecipe-se, faça uma vistoria no camping. Veja se o local é seguro, se é propício para crianças brincarem. Se o local escolhido para armar a barraca é  adequado. Não deixe que momentos de lazer se transformem em momentos de tormento.

Recentemente, fui acampar num estabelecimento muito bom, chegamos cedo, antes de muitos campistas, e isto nos permitiu escolher o local para acampar. Mas, escolhemos o local mais próximo das saída do camping, e o resultado... foram momentos tensos, pois nossos filhos sempre passavam pela frente do portão, onde entravam e saíam carros a todo momento. E pra piorar, estávamos próximos à cerca que nos separava da rua. Se um carro passasse em alta velocidade, subia poeira pra todo lado. Teve um momento que um veículo bateu numa árvore que sustentava a cerca. Tive sonhos a noite com um carro desgovernado entrando no camping e levando as barracas.
Segurança é coisa séria, por isso, devemos ficar atentos.

Seguem algumas dicas:

1- Assim que chegar no camping, se você não conhecer a estrutura, converse com algum funcionário que conheça e peça orientação e indicações de melhores lugares pra acampar. Pergunte por locais que não incida sol logo de manhã cedo, que não passe muitos veículos, que não tenha muitos insetos, poeira, etc, pergunte o que achar conveniente.

2- Se não conhecer o camping, evite chegar à  noite. Fica mais difícil perceber segurança no escuro.

3- Monte as barracas próximas dos amigos. Um ajuda ao outro.

4- Faça uma ronda, se não estiver só, faça com um ou dois amigos. Observem as instalações elétricas, se as tomadas estão conforme novo padrão. Observe se as extensões e tomadas não oferecem risco e se não estão expostas. Se as lâmpadas estão devidamente colocadas. Se não há fios desencapados ou fios de alta tensão baixos demais. Enfim observem tudo. Não esqueça de verificar os banheiros, locais de lazer, refeitórios... Enfim, tudo que for possível. Já fui em campings que tinha cabos desencapados  em árvores, mas tinham crianças subindo e descendo.

5-Verifique se acessos a piscinas e rios são protegidos. Crianças podem cair.

6- Verifique se os locais de passagens de veículos oferecem segurança. Há campings que não tem separação entre área e camping e estacionamento.

7- Animais peçonhentos? É bom perguntar se já houve histórico de casos.

8- Não arme a barraca em locais que fazem lama ou empossa água, prefira locais levemente inclinados, pois a água escorre e não prolifera mosquitos.

9- Bastante atenção às crianças. Divida a atenção em turnos, pois todo cuidado é pouco.

10- Por fim, e não menos importante. Cuide uns dos outros, no camping, na estrada, nas trilhas e passeios, tenham zelo mútuo.
Compartilhe!!!
Deus seja louvado

0 comentários

Postar um comentário