12.4.15

Cooler Elétrico x Frigobar
Roni Araújo 13:53 0 comentários

Vou começar este artigo falando dos coolers. Eles são charmosos e muito funcionais, por isso, iremos destacar alguns detalhes interessantes destes aparelhos singulares


Comprar um cooler eletrotérmico em nosso mercado é um desafio. Aliás, tratando-se de campismo, tudo é um desafio, pois, mesmo promissor, temos um mercado muito raquítico. O Brasil, por possuir belezas naturais invejáveis, poderia facilmente está entre os líderes do segmento, mas, infelizmente não está. Preços salgados, altas taxas, produtos duvidosos e dificuldade de aquisição são alguns dos problemas que enfrentamos no processo de compra.

Um cooler eletrotérmico padrão é  mais caro que um frigobar, devido sua 
portabilidade, tecnologia e pelo fato de serem geralmente importados. Alguns são trivolt - 110v, 220v e 12v – podendo ser utilizados na rede doméstica ou no carro. Resfriar alimentos e se livrar da dependência ao gelo é um conforto considerável, afinal de contas, para fazer gelo são necessários 2 recursos ultimamente escassos em nosso país (Água e Energia).

Sempre achei estes aparelhos interessantes, mas vale a pena investir? Quais são os modelos disponíveis em nosso mercado? Não seria melhor investir num frigobar? Seria mais viável importar ou não? Essas e outras perguntas tentarei responder neste artigo e ao final tomarei minha decisão. É bom ponderar que, cada um tem suas particularidades, portanto, o melhor para mim pode não ser o melhor para você.

Comecei minha pesquisa há alguns meses. Gosto de pesquisar bastante antes de comprar um produto, principalmente se for caro. Além do preço analiso modernidade e necessidade. Detesto gastar dinheiro numa coisa pra descobrir que por um pouco mais poderia ter algo 10 vezes melhor, ou pra descobrir que não preciso dela. Outra coisa que aprendi, se você quer algo, se programe e não compre nada intermediário, você vai perder dinheiro comprando bugigangas que não quer até comprar definitivamente o que quer. É melhor economizar do que comprar coisas pelo meio do caminho.

Mas, vamos ao cooler 

Um cooler eletrotérmico não é nada mais que um cooler para bebidas que utiliza pastilhas peltier para diminuir sua temperatura interna. Em média diminuem a temperatura interior em 15 graus da ambiente e aquecem até uns 60 graus. Ou seja, se lá fora estiver 30 graus, dentro dele estará em 15, o que é suficiente para refrigerar. Por isso, tire logo da sua cabeça a idéia de que você tirará refrigerante empedrado dele. Acredito que há coolers que façam esta proeza, mas devem ser caros. As pastilhas peltier não utilizam gás para refrigerar, e sim um processo de termoelétrico (Se quiser aprender mais, acesse Cooler Peltier, e você poderá até fazer o seu em casa). Frigobares modernos também utilizam esta tecnologia, mas há muitos modelos a gás no mercado. Para discriminar o tipo, basta dar uma olhada na estrutura do frigobar, se houver motor provavelmente será a gás

Vale a pena investir? Se você está procurando um equipamento portátil, que resfrie bebidas e conserve alimento sem se importar com o fato de não gelar, e que funcione no carro, na rede 110v e também 220v, a resposta é sim. Mas, coloque na mesa um fato importante, não são baratinhos, principalmente os mais robustos, e que tenham pelo menos 30 litros de capacidade (Um Mobicool de 40 litros de capacidade, custa R$ 799,00 na Sintonizados). Então se tiver coragem, vale a pena sim. Como alguns utilizam redes 110v e 220v, pode ainda ter uso doméstico. Se comprar um cooler exclusivamente 12v, para usar no camping ainda terá que gastar uns 120,00 contos num adaptador bivolt.

Nautika, Black and Decker, Coleman e Mobicool são exemplos de fabricantes que encontramos em terra tupiniquim. Mas, não são fáceis de encontrar, na maioria das lojas on-line estão fora de estoque, não sei porquê. Há outras marcas, mas não são conhecidas como estas. Acredito que a Mobicool, por ser atual líder no segmento, tenha a maior variedade de modelos. Na Internet você encontra facilmente os modelos de menor porte, que são ideais para refrigerar poucos alimentos em veículos, mas como nosso intuito é para uso no camping, nem precisamos analisar

É viável importar um cooler? Acredito que não, o dólar está nas alturas, o produto passa de U$ 100,00 e ainda tem que pagar frete quase no valor do produto. Pode ser que alguns digam que vale a pena, mas pela possibilidade de pagar impostos e demora, acredito que não valha o risco. Mas, todavia, entretanto, contudo, porém, haja vista que você conheça alguém que esteja passeando no exterior e possa trazer pra você, aí sim seria um bom negócio.

No mercado você encontra coolers de diversas capacidades. Quanto maior capacidade maior o preço. Há modelos que são flexíveis, segue foto de um modelo da Nautika com capacidade para 35 lts.


É uma opção mais econômica, custa cerca de 350,00 no mercado livre e possui boa capacidade, além de ser melhor de transportar. Pode ser uma ótima escolha, mas, dois detalhes me desanimam:

1- Acredito que ela não seja tão resistente quanto os modelos convencionais. Com crianças, acredito que não duraria muito

2- Só tem entrada 12v, o que me obrigaria a ter um transformador para usar no camping, ou seja, mais dinheiro e mais tralha para levar.

Agora vamos analisar os prós e contras de um frigobar de cerca de 50 litros (Volume ideal para um camping)


Eu pensava que um frigobar era bem maior que um cooler, mas na realidade não é. Um frigobar de 50 litros tem basicamente as mesmas dimensões que um cooler de mesma capacidade. Um Mobicool W48 tem como dimensões 53,2 x 40 x 45,2cm e um Frigobar PH50L tem 48,5 x 49,5 x 44,4cm. Alguns coolers têm rodinhas e alças e uma carcaça bem rígida, pois isso suas medidas são generosas. Pra ter vantagem no quesito dimensão o Cooler teria que ser flexível, como o modelo da Mobicool  abaixo que pode ser guardado em qualquer cantinho



E quanto ao peso? Utilizando o W48 e o PH50L como referência, o cooler tem 10 kg e o frigobar 16 kg. Sendo assim, ponto pro cooler, que é cerca de 60% mais leve, e a diferença poderá ficar maior se compararmos outros modelos

No bolso o frigobar custa menos, a partir de 380,00 você compra um de 40lts. Então, se dinheiro for problema ele sai bem na frente.  Mesmo que tenha que comprar um transformador (Tem a desvantagem de não ser bivolt), a vantagem monetária prevalece, já que um transformador custa cerca de 70,00 (de 100watts é suficiente).

Sabemos que a maioria dos Coolers só refrigeram e não gelam, será que o mesmo acontece com um frigobar? Sim, muitas das vezes sim. Olhando os comentários deixados pelos compradores de diversas marcas só vi insatisfações e reclamações. Mas, alguns deles têm bons resultados em todas as lojas online que acessei, são eles o Philco PH50L e o Midea MRA06B 45L, ambos custam cerca de 500,00 e conseguem gelar bem.


No mercado nacional tem diversas opções e modelos de diversas capacidades, se tiver disponibilidade pra levar bagagem você terá uma infinidade pra escolher, e diferente dos coolers você encontra frigobares em qualquer loja de eletros ou na internet.

Minha decisão: Se fosse comprar hoje provavelmente optaria por um desses dois frigobares. Embora que, se encontrasse um cooler com bom preço, com certeza, aproveitaria a oportunidade. Como não tenho interesse em gelar e sim conservar, qualquer um dos dois me serviria, desde que tivesse um custo benefício em conta.




Compartilhe!!!
Deus seja louvado

0 comentários

Postar um comentário