O Piso ecológico é um item muito importante, pois além de aumentar a vida útil de sua barraca, traz outros benefícios:
- Se estiver acampando em área gramada, o piso diminui o risco de danos à grama. Por isso que se chama ecológico, não é??? Sim. É claro.
- É uma mão na roda na hora de desarmar a barraca, pois, diminui o contato da barraca com o chão, deixando-a mais limpa. Eu costumo desarmar minha barraca com uma flanela na mão, pois vou limpando a lona do fundo da barraca à medida que vou dobrando para guardar, com o piso, este trabalho é mínimo, mesmo em dias de chuva (Caso tenha montado conforme manda o figurino). Guardar a barraca suja diminui a vida útil da mesma, por isso, tenhamos zelo e paciência ao desarmar.
- Barracas como a Quechua T6.2 XL Air tem um espaço entre os quartos desforrado, de sorte que vemos o chão. Com a utilização do piso ecológico toda área da barraca fica devidamente forrada.
- Se chover, o piso diminui a sujeira no lado de fora das barraca. Ela praticamente não deixa respingar lama nas laterais.
- Quando posto na frente da barraca, isola a sujeira debaixo dele, pois, a maior parte dos detritos passam pelos furos. O resultado é uma barraca mais limpa, principalmente pra quem tem crianças que ficam pra lá e pra cá (meu caso).
- Com o piso fica mais fácil perceber insetos e outros bichinhos, por vezes até peçonhentos. Afinal de contas, eles já moram no camping e nós que somos os intrusos que eles querem expulsar.
Como desvantagem percebo só uma, é mais uma tralha para levarmos dentro do carro abarrotado de coisas!!!!!
A confecção
Ditas as vantagens e desvantagem, vamos à confecção deste piso, que é uma tarefa relativamente fácil.
1- Primeiro fui à escolha do material. Pesquisei na net e em lojas de material de construção algumas telas que fossem propícias para este fim e cheguei a três: Tela fachadeira (Aquelas utilizadas em construções de prédios), tela mosquiteira (colocadas em portas e janelas pra evitar mosquitos) e a tela de sombreamento (utilizada na agricultura para diminuir a exposição de vegetais ao sol). Das três escolhi a última, pois além de ser mais barata, não desafiava. Há diversos modelos e preços, por isso pesquise antes de comprar e dê preferência aos modelos trançados que não desfiam;
2- Medi a área da barraca, deixei uma sobra de 15 cm pros lados e fundo e cerca de 2 m na frente. Na medida final achei absurdos 7 x 4,5m, pois a Quechua T.6.2 xl air mede 5,1 x 4,2 (monstrinha mesmo). Como não encontrei esta medida em peça única tive que comprar 3 peças de 7m por 1,5 de largura e pedi pra minha tia costurar (Valeu tia).
3- Depois de costurada e feita a bainha fui a um armarinho instalar os ilhós.. Os ilhós servirão pra colocar os espeques (Minha filha chama de espectro).
Pronto, segue foto para ver resultado. Gastei cerca de 73,00 neste absurdo de piso, são cerca de 31 metros quadrados.
Discriminação dos gastos:
21m de Tela de Sombreamento: 63,00
Costura e Bainha: 00,00 (Não deve ser caro)
Instalação dos ilhós: 10,00
Total: 73,00
Ficou muito bom mesmo, alguns colegas queriam até fazer encomenda.
Fez a bainha usando algum tecido ou outro material?
ResponderExcluirNão precisei usar outro tecido para fazer a bainha, basta dobrar as pontas e costurar com linha de pesca
ExcluirMuito bom, quero fazer pra minha TB!
ResponderExcluirMuito bom, quero fazer pra minha TB!
ResponderExcluir